Pular para o conteúdo principal

Tutorial de Lógica de Programação com a Linguagem C e C++ - Arrays e Matrizes - Aula 05

 1. Vetores (Matrizes Unidimensionais) e Matrizes

Vetores e matrizes são uma coleção de variáveis do mesmo tipo referenciadas por apenas um nome.

Cada elemento de um vetor e uma matriz são acessados através de índices.


A declaração de um vetor segue a seguinte sintaxe


int notas[3];


Em C uma string é definida através da declaração de um vetor de char. Conforme o exemplo abaixo:


char nome[50];


o primeiro elemento de um vetor ocupa o índice de posição 0 (zero)


Ex:

char nome[50]

nome = 



A declaração de uma matriz segue a seguinte sintaxe

int gavetas[3][3];




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Validando Documentos com Fluent Validation, DocsBRValidator e .net Core 6.0

  Introdução A necessidade de utilização das bases de dados para construção de estratégias de negócios através  de técnicas de Ciência de Dados torna necessário que as aplicações sejam cada vez mais cuidadosas para a validação dos campos que serão salvos nas bases dos sistemas. Esses cuidados tem o objetivo de melhorar a qualiade das informações que serão fornecidas para sistemas de Inteligência artificial, mineração de dados, etc . Neste artigo será apresentada a construção de uma solução console que utiliza o Fluent Validation, DocsBRValidator  e o .net Core 6 para validar o número do CPF fornecido pelo usuário.   FluentValidation FluentValidation é uma bliblioteca .Net criada para construção de regras de validação. Com essa biblioteca  podem ser definidos a obrigatoriedade de campos , os tamanhos, os tipos e a formatação.   DocsBRValidator DocsBRValidator é uma biblioteca que possui a regra de validação para os principais documentos brasileiros como CPF, CNPJ,  RG, CNH, Titulo de El

Criando uma calculadora Android com o Kotlin

Resumo Aprender a programar para Android exige a absorção de conceitos básicos que são mais naturalmente entendidos quando aplicados em algum projeto de desenvolvimento. Objetivando introduzir o contato com o Kotlin para Android, foi criado neste artigo um aplicativo simples de calculadora que possibilita a apresentação do tratamento de eventos de botões, uso de expressões regulares e utilização de um método estático. Introdução O desenvolvimento de aplicativos envolve o entendimento de conceitos que devem ser naturalizados pelos desenvolvedores. Uma das formas mais comuns de se naturalizar os diversos recurso de uma plataforma é desenvolver projetos que demonstrem o funcionamento prático dos conceitos implementados. O aplicativo   Calculadora foi desenvolvido por possibilitar o contato inicial do desenvolvedor com os conceitos de tratamento de eventos, métodos estáticos e expressões regulares. O código desenvolvido buscou implementar estes conceitos de maneira introdutória. Não fo

Logic Programming With Python - 03

Control Flow We often need to run specific code for certain conditions or we must run a code snippet many times. Toward we have this behavors we need of structures of control flow. Basically these structures are divided into conditional and repeating structures.  Conditional structures allow select code snippets for specific conditions while Loop structures allow the execution of code snippets many times. Conditional structures in Python The logical conditionals usein Python are: Equals:  a == b Not Equals:  a != b Less than:  a < b Less than or equal to:  a <= b Greater than:  a > b Greater than or equal to:  a >= b These conditions are fundamental to statement logical and loops Simple if-statement. In this example were declared two variables: a and b. In the if-statement  was defined the condition b > a. As b is equal the five and a is equal to three the message "b greater than a" will show to the user. Code Block In Python, The code block is defined through